terça-feira, 12 de abril de 2011

A LUA E O HOMEM

Há 50 anos: primeira viagem do homem ao espaço

Yuri Gagarin entrou para a história em 12 de abril, quando deu a volta na órbita da Terra em 89 minutos

Da Redação / Foto: reprodução
redacao@arcauniversal.com


Em 12 de abril de 1961 o primeiro homem chegava ao espaço – a bordo da cápsula Vostok – após dar a volta na órbita da Terra em 89 minutos. Aos 27 anos de idade, Yuri Alekseievitch Gagarin entrou para a história.
Durante o voo, o cosmonauta disse uma frase surpreendente e ficaria marcada eternamente: “A Terra é azul”. Com isso, Gagarin foi promovido de tenente a major ainda quando estava em órbita.
Como tudo começou
Vinte candidatos começaram um treinamento de 1 ano em um centro secreto de Moscou, capital da Rússia. Com o passar do tempo, não restariam mais de 12, e logo mais, apenas 6; entre eles, Gagarin.
De olhos azuis e sorriso quase infantil, Gagarin ganhou a simpatia de seus colegas, e em especial a de Serguei Korolev, pai da astronáutica soviética.
Em 1961, ele foi designado para realizar o primeiro voo do homem ao espaço. Naquela época, o jovem era casado com a enfermeira Valentina, que tinha acabado de dar à luz sua segunda filha.
Após a conquista, Gagarin tornou-se uma celebridade soviética e mundial, passou a viajar pelo mundo, promovendo a tecnologia espacial de seu país. Por onde passava ele era apontado como herói.
Da popularidade ao alcoolismo
Por conta da fama e empolgado com a popularidade, Gagarin passou a beber com frequência, afetando seu casamento. Em outubro de 1961, o jovem causou um acidente na companhia de sua esposa.
Adeus a Gagarin
Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina, ele e o instrutor Vladimir Seryogin morreram na queda do MiG-15 que pilotavam. O acidente nunca foi explicado.
Em 1986, um inquérito apontou que a turbulência de um avião interceptor pode ter feito o avião de Gagarin sair de controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário